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Confira os
Palestrantes
do Fórum


Fernando Vernalha
Doutor em Direito e sócio do Vernalha Pereira.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Luiz Fernando Pereira
Sócio do Vernalha Pereira.
Advogado, consultor e fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná, possui ampla experiência no contencioso e no consultivo estratégico, defendendo o interesse de empresas e negócios dos mais variados setores da economia. Durante sua trajetória, o advogado conduziu grandes casos de repercussão nacional, envolvendo temas ligados aos mais variados campos do direito corporativo.
Advogado, consultor e fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná, possui ampla experiência no contencioso e no consultivo estratégico, defendendo o interesse de empresas e negócios dos mais variados setores da economia. Durante sua trajetória, o advogado conduziu grandes casos de repercussão nacional, envolvendo temas ligados aos mais variados campos do direito corporativo.

Angélica Petian
Sócia-diretora do Vernalha Pereira.
Managing Partner do Vernalha Pereira durante o biênio 2024/2025 e atua na gestão da área de infraestrutura e regulatório. Com mais de 20 anos de atuação na advocacia consultiva em Direito Público, assessora empresas em licitações de infraestrutura e durante a execução contratual, nas diversas relações com o Poder Público, com destaque para a defesa de interesses das empresas junto às agências reguladoras e aos órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Atuou por 9 anos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. É professora de Direito Administrativo em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos jurídicos na área.
Managing Partner do Vernalha Pereira durante o biênio 2024/2025 e atua na gestão da área de infraestrutura e regulatório. Com mais de 20 anos de atuação na advocacia consultiva em Direito Público, assessora empresas em licitações de infraestrutura e durante a execução contratual, nas diversas relações com o Poder Público, com destaque para a defesa de interesses das empresas junto às agências reguladoras e aos órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Atuou por 9 anos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. É professora de Direito Administrativo em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos jurídicos na área.

Aline Klein
Doutora em Direito e Sócia do Vernalha Pereira.
Sócia de infraestrutura e projetos do Vernalha Pereira. Com mais de 20 anos de atuação, Aline representa empresas que contratam com o poder público, em especial na modalidade de concessão. Atua tanto na área consultiva quanto contenciosa, bem como perante agências reguladoras e órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na defesa de concessionárias de serviço público, de diferentes setores de infraestrutura. Presta assessoria em procedimentos licitatórios e em processos administrativos, bem como em processos judiciais estratégicos. Klein é Doutora em Direito do Estado pela USP, professora de cursos de pós-graduação e autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre diversos temas de direito administrativo e econômico. A advogada teve a sua atuação reconhecida nas edições mais recentes dos rankings The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia.
Sócia de infraestrutura e projetos do Vernalha Pereira. Com mais de 20 anos de atuação, Aline representa empresas que contratam com o poder público, em especial na modalidade de concessão. Atua tanto na área consultiva quanto contenciosa, bem como perante agências reguladoras e órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na defesa de concessionárias de serviço público, de diferentes setores de infraestrutura. Presta assessoria em procedimentos licitatórios e em processos administrativos, bem como em processos judiciais estratégicos. Klein é Doutora em Direito do Estado pela USP, professora de cursos de pós-graduação e autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre diversos temas de direito administrativo e econômico. A advogada teve a sua atuação reconhecida nas edições mais recentes dos rankings The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia.

Rodrigo Pinto de Campos
Sócio de Infraestrutura e Regulatório do Vernalha Pereira Advogados.
Atuante nas áreas de Infraestrutura, Regulatório e Contencioso de Direito Público. Ao longo de 20 anos de carreira, tem assessorado grupos nacionais e estrangeiros em licitações, contratos administrativos, concessões de serviço público, parcerias público-privadas e projetos de infraestrutura em setores regulados. Foi Diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), tendo sido um dos responsáveis por dar início à modelagem da geração mais recente de editais do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias, que vêm sendo licitados desde 2017. Rodrigo integra o Conselho Jurídico do SINDUSCON/SP, é palestrante e professor convidado de cursos de pós-graduação da FGV Direito de São Paulo. É também coautor de diversas obras e autor de artigos publicados na imprensa e em revistas jurídicas. Nas últimas edições de anuários e rankings da advocacia, Campos tem sido reconhecido como um dos advogados mais admirados do Brasil em Concessões de Serviço Público e Direito Regulatório.
Atuante nas áreas de Infraestrutura, Regulatório e Contencioso de Direito Público. Ao longo de 20 anos de carreira, tem assessorado grupos nacionais e estrangeiros em licitações, contratos administrativos, concessões de serviço público, parcerias público-privadas e projetos de infraestrutura em setores regulados. Foi Diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), tendo sido um dos responsáveis por dar início à modelagem da geração mais recente de editais do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias, que vêm sendo licitados desde 2017. Rodrigo integra o Conselho Jurídico do SINDUSCON/SP, é palestrante e professor convidado de cursos de pós-graduação da FGV Direito de São Paulo. É também coautor de diversas obras e autor de artigos publicados na imprensa e em revistas jurídicas. Nas últimas edições de anuários e rankings da advocacia, Campos tem sido reconhecido como um dos advogados mais admirados do Brasil em Concessões de Serviço Público e Direito Regulatório.

George Santoro
Secretário-executivo do Ministério dos Transportes.
Advogado, contador, mestre em contabilidade e administração pela Fucape Business School, com especializações em economia empresarial pela Universidade Candido Mendes; em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; e em direito, trabalho e previdência pela Universidade Candido Mendes.
Atualmente é Secretário Executivo do Ministério dos Transportes. Esteve à frente da Secretaria da Fazenda de Alagoas por oito anos. Também é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e acumula passagem como Subsecretário de Política Fiscal e de Receita do estado de Alagoas.
Advogado, contador, mestre em contabilidade e administração pela Fucape Business School, com especializações em economia empresarial pela Universidade Candido Mendes; em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; e em direito, trabalho e previdência pela Universidade Candido Mendes.
Atualmente é Secretário Executivo do Ministério dos Transportes. Esteve à frente da Secretaria da Fazenda de Alagoas por oito anos. Também é auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro e acumula passagem como Subsecretário de Política Fiscal e de Receita do estado de Alagoas.

Viviane Esse
Secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes.
É formada em engenharia civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps).
Também é Mestra pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com ênfase em Modelos de Previsão de Desempenho de Pavimentos, e Especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em regulação de transportes terrestres
É servidora pública de carreira da ANTT e tem passagens por diversos órgãos do setor de infraestrutura, com quase 20 anos de experiência no setor público. Além de ter sido Superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária na ANTT, a servidora também foi Secretária-Executiva-Adjunta do antigo Ministério da Infraestrutura; Subchefe de Articulação e Monitoramento Substituta da Casa Civil da Presidência da República; Diretora de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação; e Assessoria Técnica da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do antigo Ministério da Economia.
É a primeira mulher à frente da Política Nacional de Infraestrutura Rodoviária do País.
É formada em engenharia civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps).
Também é Mestra pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com ênfase em Modelos de Previsão de Desempenho de Pavimentos, e Especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em regulação de transportes terrestres
É servidora pública de carreira da ANTT e tem passagens por diversos órgãos do setor de infraestrutura, com quase 20 anos de experiência no setor público. Além de ter sido Superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária na ANTT, a servidora também foi Secretária-Executiva-Adjunta do antigo Ministério da Infraestrutura; Subchefe de Articulação e Monitoramento Substituta da Casa Civil da Presidência da República; Diretora de Regulação da Educação Superior do Ministério da Educação; e Assessoria Técnica da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do antigo Ministério da Economia.
É a primeira mulher à frente da Política Nacional de Infraestrutura Rodoviária do País.

Pedro Hermano
CEO da Movvia.
Após uma carreira desenvolvendo soluções digitais para grandes corporações e bancos, Pedro fundou a Movvia, pioneira em pedágio free flow no Brasil. Ele liderou desde o desenvolvimento até a implementação das primeiras operações em operação atualmente, simplificando pagamentos e a gestão de concessionárias.
Após uma carreira desenvolvendo soluções digitais para grandes corporações e bancos, Pedro fundou a Movvia, pioneira em pedágio free flow no Brasil. Ele liderou desde o desenvolvimento até a implementação das primeiras operações em operação atualmente, simplificando pagamentos e a gestão de concessionárias.

Marco Aurélio Barcelos
Diretor Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR.
Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Administrativo pela UFMG e mestre em Direito (LL.M) pela Universidade de Londres – UCL.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem especialização em Direito Público pela PUC/Minas e em Finanças pelo IBMEC Business School. Marco Aurélio atuou como assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e consultor na Fundação Getúlio Vargas.
Foi secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais e secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI da Presidência da República.
Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Administrativo pela UFMG e mestre em Direito (LL.M) pela Universidade de Londres – UCL.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem especialização em Direito Público pela PUC/Minas e em Finanças pelo IBMEC Business School. Marco Aurélio atuou como assessor de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e consultor na Fundação Getúlio Vargas.
Foi secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais e secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias na Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos - PPI da Presidência da República.

Guilherme Sampaio
Diretor-Geral, em Exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, desde 19 de fevereiro de 2025 e Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, desde julho de 2021.
Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo IDP e Mestre em Gestão e
Políticas Públicas na Universidade de Lisboa. Possui pós-graduações em Gestão
Empresarial pela FDC, Gestão Jurídica e de Contencioso pelo IBMEC e Direito
Processual pela PUC Minas, onde se formou em Direito.
Com mais de 15 anos de experiência em transportes e infraestrutura, integrou câmaras técnicas do Governo Federal.
Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo IDP e Mestre em Gestão e
Políticas Públicas na Universidade de Lisboa. Possui pós-graduações em Gestão
Empresarial pela FDC, Gestão Jurídica e de Contencioso pelo IBMEC e Direito
Processual pela PUC Minas, onde se formou em Direito.
Com mais de 15 anos de experiência em transportes e infraestrutura, integrou câmaras técnicas do Governo Federal.

Pedro Capeluppi
Secretário de Estado da Reconstrução Gaúcha.
Funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, e esteve à frente da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia em 2022.
Funcionário de carreira da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foi secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura, e esteve à frente da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia em 2022.

Milton Gomes
Procurador-Geral da ANTT.
Mestre e Doutorando em Direito e Economia pela Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Direito da Arbitragem e em Negociações Complexas no Contexto Jurídico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Membro da Câmara Nacional de Infraestrutura e Regulação (CNIR/CGU). Procurador Federal.
Mestre e Doutorando em Direito e Economia pela Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em Direito da Arbitragem e em Negociações Complexas no Contexto Jurídico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Membro da Câmara Nacional de Infraestrutura e Regulação (CNIR/CGU). Procurador Federal.

Guilherme Peixoto
Superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações na B3.
É responsável pela condução de todos os projetos de desestatização conduzidos pelo governo federal, governos estaduais e municipais com a assessoria da B3, a Bolsa do Brasil. Na Companhia desde 2011, iniciou sua trajetória na Diretoria Jurídica, com atuação na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Migrou para a área de assessoria, apoio e condução das licitações no ano de 2017. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido). Desde 2019, é líder do Núcleo de Diversidade com foco em raça e etnia da B3, o núcleo Bl4ck e possui certificação executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell - EUA.
É responsável pela condução de todos os projetos de desestatização conduzidos pelo governo federal, governos estaduais e municipais com a assessoria da B3, a Bolsa do Brasil. Na Companhia desde 2011, iniciou sua trajetória na Diretoria Jurídica, com atuação na Superintendência de Assuntos Tributários e Contratos. Migrou para a área de assessoria, apoio e condução das licitações no ano de 2017. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido). Desde 2019, é líder do Núcleo de Diversidade com foco em raça e etnia da B3, o núcleo Bl4ck e possui certificação executiva em Diversidade e Inclusão pela Universidade de Cornell - EUA.

Guilherme Martins
Chefe do departamento de concessões rodoviárias na Área de Soluções de Infraestrutura do BNDES, responsável pela estruturação de concessões do governo federal e dos programas estaduais de MG e RS. Liderou o departamento de Dívida no Mercado de Capitais, com carteira sob gestão ~60 debêntures de infraestrutura e AuM de R$ 4 bilhões. Ainda no BNDES, atuou como gerente de financiamento à infraestrutura, nos segmentos de aeroportos, rodovias e resíduos sólidos. Antes de ingressar no banco, trabalhou em empresas privadas nos setores de Mineração e Comunicação. Guilherme possui a certificação de analista financeiro CFA (Chartered Financial Analyst), é Engenheiro de Produção pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Economia e Finanças pelo Ibmec-RJ e extensão na Nottingham University

Raquel França Carneiro
Diretora da Companhia Paulista de Parcerias - CPP.
Formada em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Atualmente é Diretora de Econômico-Financeiro da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), empresa estatal responsável pela estruturação de novos projetos de concessões e PPPs e pelo fornecimento de garantias para projetos de PPPs para o Governo do Estado de São Paulo. Já trabalhou coordenando projetos de concessões rodoviárias para o Governo Federal na Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Infra S.A, e na Diretoria de Operações da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).
Formada em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Atualmente é Diretora de Econômico-Financeiro da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), empresa estatal responsável pela estruturação de novos projetos de concessões e PPPs e pelo fornecimento de garantias para projetos de PPPs para o Governo do Estado de São Paulo. Já trabalhou coordenando projetos de concessões rodoviárias para o Governo Federal na Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Infra S.A, e na Diretoria de Operações da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).

Carlos Nascimento
Professor Honorário Associado da University College London (UCL) e Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões da FESPSP.
É Professor Honorário Associado da University College London (UCL) junto ao Department of Planning Unit (DPU), sendo também responsável pelos programas de treinamento, educação executiva customizada e consultorias da UCL/DPU junto aos governos, empresas, terceiro setor e multilaterais no Brasil. É coordenador geral do MBA PPP e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Sócio da PPP Connect, empresa responsável pela certificação internacional Infrastructure Business Cases (Modelo de Cinco Dimensões) da APMG International.
É bacharel em Administração Pública pela FGV/SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi secretário do Trabalho na Prefeitura de São Paulo e diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo.
É consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs.
É Professor Honorário Associado da University College London (UCL) junto ao Department of Planning Unit (DPU), sendo também responsável pelos programas de treinamento, educação executiva customizada e consultorias da UCL/DPU junto aos governos, empresas, terceiro setor e multilaterais no Brasil. É coordenador geral do MBA PPP e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Sócio da PPP Connect, empresa responsável pela certificação internacional Infrastructure Business Cases (Modelo de Cinco Dimensões) da APMG International.
É bacharel em Administração Pública pela FGV/SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi secretário do Trabalho na Prefeitura de São Paulo e diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo.
É consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs.

Giane Zimmer
Diretora Executiva de Regulatório, Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais da Arteris.
Giane Zimmer é executiva sênior na área de infraestrutura e logística, com vasta experiência no setor de mineração, tendo já atuado nas áreas de desenvolvimento sustentável, operações logísticas e de mineração, fusão & aquisição, desenvolvimento de negócios, área regulatória e de governança. Zimmer é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Além disso, possui MBAs pela Fundação Dom Cabral, Coppead e cursos de especialização em Gerenciamento de Inovação e Sustentabilidade pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Participou com Conselheira em diversas empresas de logística (MRS, VLI e Nacala). Desde 2019, Giane é diretora-executiva de Regulatório, Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade na Arteris.
Giane Zimmer é executiva sênior na área de infraestrutura e logística, com vasta experiência no setor de mineração, tendo já atuado nas áreas de desenvolvimento sustentável, operações logísticas e de mineração, fusão & aquisição, desenvolvimento de negócios, área regulatória e de governança. Zimmer é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Direito pela Faculdade Cândido Mendes. Além disso, possui MBAs pela Fundação Dom Cabral, Coppead e cursos de especialização em Gerenciamento de Inovação e Sustentabilidade pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Participou com Conselheira em diversas empresas de logística (MRS, VLI e Nacala). Desde 2019, Giane é diretora-executiva de Regulatório, Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade na Arteris.

Renata Lacerda
Diretora Jurídica da Plataforma de Concessões de Rodovias do Grupo Motiva (Antiga CCR).
Advogada. Pós-graduada em Processo Civil (PUC/SP) e em Direito Público (EPD/SP)e Mestre em Direito Administrativo (PUC/SP). Diretora Jurídica da Plataforma de Concessões de Rodovias do Grupo Motiva (antiga CCR), onde atua há mais de vinte anos no ramo de infraestrutura, regulação, licitações e concessões de serviços públicos.
Advogada. Pós-graduada em Processo Civil (PUC/SP) e em Direito Público (EPD/SP)e Mestre em Direito Administrativo (PUC/SP). Diretora Jurídica da Plataforma de Concessões de Rodovias do Grupo Motiva (antiga CCR), onde atua há mais de vinte anos no ramo de infraestrutura, regulação, licitações e concessões de serviços públicos.

Paulo Franzine
Diretor da Comissão de Infraestrutura da CBIC - COINFRA/CBIC e Conselheiro e acionista do Grupo Way Brasil.
Empresário da construção pesada, em especial no setor de rodovias.
Sócio Diretor da TCL tecnologia e construções Ltda. É conselheiro e acionista do Grupo Way Brasil de concessões que hoje administra 1070km de rodovias em 3 contratos no Mato Grosso do Sul e MG.
Com forte característica de agregador de pessoas e oportunidades de negócios no setor que atua a mais de 40 anos.
Tem como lema de vida que ""fazer o certo e com transparência tudo fica mais barato"".
Formado em administração de empresas para sub existência e em gastronomia (chef de cozinha) por hobby. Adora fazer negócios à beira de um fogão.
Ao longo da minha trajetória profissional sempre estive presente de forma direta e indireta na gestão de entidades, associações e sindicatos patronais ligado ao setor de rodovias liderando programas de melhorias de resultados para o seguimento.
Sou um pouco avesso as mídias sociais, mas disponível para encontros e debates presenciais.
Empresário da construção pesada, em especial no setor de rodovias.
Sócio Diretor da TCL tecnologia e construções Ltda. É conselheiro e acionista do Grupo Way Brasil de concessões que hoje administra 1070km de rodovias em 3 contratos no Mato Grosso do Sul e MG.
Com forte característica de agregador de pessoas e oportunidades de negócios no setor que atua a mais de 40 anos.
Tem como lema de vida que ""fazer o certo e com transparência tudo fica mais barato"".
Formado em administração de empresas para sub existência e em gastronomia (chef de cozinha) por hobby. Adora fazer negócios à beira de um fogão.
Ao longo da minha trajetória profissional sempre estive presente de forma direta e indireta na gestão de entidades, associações e sindicatos patronais ligado ao setor de rodovias liderando programas de melhorias de resultados para o seguimento.
Sou um pouco avesso as mídias sociais, mas disponível para encontros e debates presenciais.

Marcelo de Oliveira e Silva
Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Estado de Mato Grosso.
Naturalidade: Campo Grande MS
Data de nascimento: 25/01/1956
Filiação: Dante de Oliveira e Silva e Celia Campos de Oliveira e Silva.
Estado civil: Casado
Profissão: Arquiteto – Formado 1978 – Universidade Gama Filho/ Rio de Janeiro – RJ.
CPF: 161.913.661-91
RG: 007317 SSP/MT
EXPERIENCIA PROFISSIONAL:
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1979/1983)
Diretor de Obras Públicas.
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1986/1988)
Secretário Municipal de obras públicas
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1993/1994)
Secretário Municipal de obras públicas
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1996)
Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Capital (PRODECAP)
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1997/2000)
Secretário Municipal de Obras Publicas
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (2001/2004)
Secretário Municipal de Obras Publicas
Presidente da Companhia Municipal Saneamento (SANECAP)
• Governo Mato Grosso (2011/2012)
Secretário Adjunto Infraestrutura Obras Especiais (SECOPA)
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (2013/2016)
Secretário Municipal Obras Publicas
(2016) – Nomeado Interventor na Concessionaria de saneamento de Cuiabá (CAB-CUIABÁ)
• Diretor Institucional da Aguas Cuiabá (Concessionaria de Saneamento)
(2017/2018)
• Governo do Estado Mato Grosso
Nomeado em 01 de janeiro de 2019 até a data de hoje como Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.
Naturalidade: Campo Grande MS
Data de nascimento: 25/01/1956
Filiação: Dante de Oliveira e Silva e Celia Campos de Oliveira e Silva.
Estado civil: Casado
Profissão: Arquiteto – Formado 1978 – Universidade Gama Filho/ Rio de Janeiro – RJ.
CPF: 161.913.661-91
RG: 007317 SSP/MT
EXPERIENCIA PROFISSIONAL:
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1979/1983)
Diretor de Obras Públicas.
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1986/1988)
Secretário Municipal de obras públicas
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1993/1994)
Secretário Municipal de obras públicas
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1996)
Presidente da Companhia de Desenvolvimento da Capital (PRODECAP)
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (1997/2000)
Secretário Municipal de Obras Publicas
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (2001/2004)
Secretário Municipal de Obras Publicas
Presidente da Companhia Municipal Saneamento (SANECAP)
• Governo Mato Grosso (2011/2012)
Secretário Adjunto Infraestrutura Obras Especiais (SECOPA)
• Prefeitura Municipal de Cuiabá (2013/2016)
Secretário Municipal Obras Publicas
(2016) – Nomeado Interventor na Concessionaria de saneamento de Cuiabá (CAB-CUIABÁ)
• Diretor Institucional da Aguas Cuiabá (Concessionaria de Saneamento)
(2017/2018)
• Governo do Estado Mato Grosso
Nomeado em 01 de janeiro de 2019 até a data de hoje como Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.

Brendon Azevedo Ramos
Diretor Presidente na Via Appia Concessões.
Possui mais de dez anos de experiência em atividades de buy-side, gestão de ativos e sell-side e atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente na Via Appia Concessões, além de ser Sócio na Starboard Partners. Na Starboard Partners, também já ocupou os cargos de Chief Operating Officer (COO) e Chief Risk Officer (CRO). Antes de ingressar na Starboard Partners, trabalhou na Fundação Atlântico, onde realizou análises de buy-side e gestão de portfólio e riscos, com foco em private equity e crédito estruturado. Antes de trabalhar na Fundação Atlântico, teve experiência em uma boutique focada em sell-side imobiliário, envolvendo-se com precificação, relações com investidores, corretagem, bem como consultoria de negócios, abordando planejamento estratégico e estudos de viabilidade. Além de gestão de investimentos e transações de mercados de capitais, esteve envolvido em reestruturações de dívidas judiciais e consensuais. É bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pós-graduado em Direito Corporativo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).
Possui mais de dez anos de experiência em atividades de buy-side, gestão de ativos e sell-side e atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente na Via Appia Concessões, além de ser Sócio na Starboard Partners. Na Starboard Partners, também já ocupou os cargos de Chief Operating Officer (COO) e Chief Risk Officer (CRO). Antes de ingressar na Starboard Partners, trabalhou na Fundação Atlântico, onde realizou análises de buy-side e gestão de portfólio e riscos, com foco em private equity e crédito estruturado. Antes de trabalhar na Fundação Atlântico, teve experiência em uma boutique focada em sell-side imobiliário, envolvendo-se com precificação, relações com investidores, corretagem, bem como consultoria de negócios, abordando planejamento estratégico e estudos de viabilidade. Além de gestão de investimentos e transações de mercados de capitais, esteve envolvido em reestruturações de dívidas judiciais e consensuais. É bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pós-graduado em Direito Corporativo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Eduardo Augusto Alckmin Jacob
Diretor Jurídico do Grupo Ecorodovias, que representa um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil. Relator do Tribunal de Ética Deontológico - TED I da OAB/SP. Especialista em Contratos pelo instituo Internacional de Ciências Sociais- IICS e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP.

Gustavo Zinn
Diretor de Novos Negócios na Engeform Concessões e Investimentos.
Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, especialista em Gestão de Projetos pela FIA, com 24 anos de experiência nos segmentos de infraestrutura e construção pesada, incluindo saneamento, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, Infraestrutura urbana, infraestrutura social: habitação / escolas e implantação de parques eólicos;
Atuação na prospecção, análise, estudos e implantações de Concessões e PPP's nos segmentos de saneamento básico, escolas, habitação social, equipamentos públicos entre outros, voltados para garantia de receita recorrente e previsibilidade de resultados consistentes.
Participação nos Conselhos das SPE's Investidas.
Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, especialista em Gestão de Projetos pela FIA, com 24 anos de experiência nos segmentos de infraestrutura e construção pesada, incluindo saneamento, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, Infraestrutura urbana, infraestrutura social: habitação / escolas e implantação de parques eólicos;
Atuação na prospecção, análise, estudos e implantações de Concessões e PPP's nos segmentos de saneamento básico, escolas, habitação social, equipamentos públicos entre outros, voltados para garantia de receita recorrente e previsibilidade de resultados consistentes.
Participação nos Conselhos das SPE's Investidas.

Flávia Tâmega
Diretora Jurídica e de Compliance do grupo Arteris.
Diretora Jurídica e de Compliance do grupo Arteris, também é responsável pelas áreas de Governança, Seguros e Proteção de dados. Formada pela PUC Campinas, possui MBA em Direito Empresarial e especialização em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, além de formação Executiva pelo IESE Business School.
É professora convidada do curso de gestão de departamentos jurídicos do Insper.
Atua no setor de rodovias há mais 20 anos e é membro da Comissão de Infraestrutura da OAB Federal.
Diretora Jurídica e de Compliance do grupo Arteris, também é responsável pelas áreas de Governança, Seguros e Proteção de dados. Formada pela PUC Campinas, possui MBA em Direito Empresarial e especialização em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, além de formação Executiva pelo IESE Business School.
É professora convidada do curso de gestão de departamentos jurídicos do Insper.
Atua no setor de rodovias há mais 20 anos e é membro da Comissão de Infraestrutura da OAB Federal.

Luís Felipe Neves
Diretor Presidente da Concessionária Tamoios.
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em Engenharia de Produção pela mesma instituição e MBA em Gestão de Negócios na Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Com uma trajetória profissional de mais de 25 anos, acumula ampla experiência em projetos de grande porte no setor de infraestrutura, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor, responsável pela Concessionária Tamoios.
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em Engenharia de Produção pela mesma instituição e MBA em Gestão de Negócios na Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Com uma trajetória profissional de mais de 25 anos, acumula ampla experiência em projetos de grande porte no setor de infraestrutura, tanto no Brasil quanto no exterior. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor, responsável pela Concessionária Tamoios.
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