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Fernando Vernalha
Doutor em Direito e sócio do Vernalha Pereira.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Luiz Fernando Pereira
Sócio do Vernalha Pereira.
Advogado, consultor e fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná, possui ampla experiência no contencioso e no consultivo estratégico, defendendo o interesse de empresas e negócios dos mais variados setores da economia. Durante sua trajetória, o advogado conduziu grandes casos de repercussão nacional, envolvendo temas ligados aos mais variados campos do direito corporativo.
Advogado, consultor e fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná, possui ampla experiência no contencioso e no consultivo estratégico, defendendo o interesse de empresas e negócios dos mais variados setores da economia. Durante sua trajetória, o advogado conduziu grandes casos de repercussão nacional, envolvendo temas ligados aos mais variados campos do direito corporativo.
Angélica Petian
Sócia-diretora do Vernalha Pereira.
Managing Partner do Vernalha Pereira durante o biênio 2024/2025 e atua na gestão da área de infraestrutura e regulatório. Com mais de 20 anos de atuação na advocacia consultiva em Direito Público, assessora empresas em licitações de infraestrutura e durante a execução contratual, nas diversas relações com o Poder Público, com destaque para a defesa de interesses das empresas junto às agências reguladoras e aos órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Atuou por 9 anos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. É professora de Direito Administrativo em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos jurídicos na área.
Managing Partner do Vernalha Pereira durante o biênio 2024/2025 e atua na gestão da área de infraestrutura e regulatório. Com mais de 20 anos de atuação na advocacia consultiva em Direito Público, assessora empresas em licitações de infraestrutura e durante a execução contratual, nas diversas relações com o Poder Público, com destaque para a defesa de interesses das empresas junto às agências reguladoras e aos órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Atuou por 9 anos no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. É professora de Direito Administrativo em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos jurídicos na área.
Aline Klein
Doutora em Direito e Sócia do Vernalha Pereira.
Sócia de infraestrutura e projetos do Vernalha Pereira. Com mais de 20 anos de atuação, Aline representa empresas que contratam com o poder público, em especial na modalidade de concessão. Atua tanto na área consultiva quanto contenciosa, bem como perante agências reguladoras e órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na defesa de concessionárias de serviço público, de diferentes setores de infraestrutura. Presta assessoria em procedimentos licitatórios e em processos administrativos, bem como em processos judiciais estratégicos. Klein é Doutora em Direito do Estado pela USP, professora de cursos de pós-graduação e autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre diversos temas de direito administrativo e econômico. A advogada teve a sua atuação reconhecida nas edições mais recentes dos rankings The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia.
Sócia de infraestrutura e projetos do Vernalha Pereira. Com mais de 20 anos de atuação, Aline representa empresas que contratam com o poder público, em especial na modalidade de concessão. Atua tanto na área consultiva quanto contenciosa, bem como perante agências reguladoras e órgãos de controle. Possui reconhecida experiência na defesa de concessionárias de serviço público, de diferentes setores de infraestrutura. Presta assessoria em procedimentos licitatórios e em processos administrativos, bem como em processos judiciais estratégicos. Klein é Doutora em Direito do Estado pela USP, professora de cursos de pós-graduação e autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre diversos temas de direito administrativo e econômico. A advogada teve a sua atuação reconhecida nas edições mais recentes dos rankings The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia.
Rodrigo Pinto de Campos
Sócio de Infraestrutura e Regulatório do Vernalha Pereira Advogados.
Atuante nas áreas de Infraestrutura, Regulatório e Contencioso de Direito Público. Ao longo de 20 anos de carreira, tem assessorado grupos nacionais e estrangeiros em licitações, contratos administrativos, concessões de serviço público, parcerias público-privadas e projetos de infraestrutura em setores regulados. Foi Diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), tendo sido um dos responsáveis por dar início à modelagem da geração mais recente de editais do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias, que vêm sendo licitados desde 2017. Rodrigo integra o Conselho Jurídico do SINDUSCON/SP, é palestrante e professor convidado de cursos de pós-graduação da FGV Direito de São Paulo. É também coautor de diversas obras e autor de artigos publicados na imprensa e em revistas jurídicas. Nas últimas edições de anuários e rankings da advocacia, Campos tem sido reconhecido como um dos advogados mais admirados do Brasil em Concessões de Serviço Público e Direito Regulatório.
Atuante nas áreas de Infraestrutura, Regulatório e Contencioso de Direito Público. Ao longo de 20 anos de carreira, tem assessorado grupos nacionais e estrangeiros em licitações, contratos administrativos, concessões de serviço público, parcerias público-privadas e projetos de infraestrutura em setores regulados. Foi Diretor Jurídico e de Assuntos Institucionais da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), tendo sido um dos responsáveis por dar início à modelagem da geração mais recente de editais do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias, que vêm sendo licitados desde 2017. Rodrigo integra o Conselho Jurídico do SINDUSCON/SP, é palestrante e professor convidado de cursos de pós-graduação da FGV Direito de São Paulo. É também coautor de diversas obras e autor de artigos publicados na imprensa e em revistas jurídicas. Nas últimas edições de anuários e rankings da advocacia, Campos tem sido reconhecido como um dos advogados mais admirados do Brasil em Concessões de Serviço Público e Direito Regulatório.
Adalberto Vasconcelos
CEO da ASV Infra Partners - Consultoria em Infraestrutura.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e em Regulação de Serviços Públicos Concedidos, pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União – TCU. Em sua trajetória profissional ocupou diversos posições públicas tais como Engenheiro do Metrô do DF, Auditor de Finanças e Controle Externo do TCDF, Auditor Federal de Controle do TCU, no qual exerceu, entre outras, as funções de Secretário de Fiscalização de Desestatização, Coordenador-Geral da Área de Infraestrutura e da Região Sudeste, Secretário de Desenvolvimento Econômico. No Governo Federal, exerceu o cargo de Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). Na área acadêmica, ministra diversos cursos na área de regulação, concessões de serviços públicos e de PPP, além de ser professor do Curso MBA PPP e Concessões da FESPSP, dentre outras instituições. Foi fundador e atualmente é o CEO da ASV Infra Partners – Consultoria em Infraestrutura.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e em Regulação de Serviços Públicos Concedidos, pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União – TCU. Em sua trajetória profissional ocupou diversos posições públicas tais como Engenheiro do Metrô do DF, Auditor de Finanças e Controle Externo do TCDF, Auditor Federal de Controle do TCU, no qual exerceu, entre outras, as funções de Secretário de Fiscalização de Desestatização, Coordenador-Geral da Área de Infraestrutura e da Região Sudeste, Secretário de Desenvolvimento Econômico. No Governo Federal, exerceu o cargo de Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). Na área acadêmica, ministra diversos cursos na área de regulação, concessões de serviços públicos e de PPP, além de ser professor do Curso MBA PPP e Concessões da FESPSP, dentre outras instituições. Foi fundador e atualmente é o CEO da ASV Infra Partners – Consultoria em Infraestrutura.
Marco Aurelio Barcellos
Diretor Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR.
Doutor em Direito pela USP e mestre em Direito pela Universidade de Londres.
Doutor em Direito pela USP e mestre em Direito pela Universidade de Londres.
Jorge Luiz Macedo Bastos
Diretor-Presidente da Infra S/A.
Bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Projetos, Gestão de Negócios e especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Transportes, pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília.
Sua experiência profissional registra atividades tanto no setor público como na iniciativa privada, com destaque para atuações bem sucedidas nos seguintes postos e instituições: Ouro Preto Consultoria, como consultor-sênior, onde atuou na área administrativa; associação Salgado de Oliveira, exercendo o cargo de assessor da presidência, responsável pela implantação dos campi de Juiz de Fora e de Belo Horizonte, em Minas Gerais; e de Salvador, na Bahia; Universidade Salgado de Oliveira, como diretor, responsável pela implantação dos campi de Brasília (DF); Senado Federal, como assessor técnico do gabinete do senador Wellington Salgado e do gabinete do senador Hélio Costa; Foi diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, entre setembro de 2010 e abril de 2015; diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, entre abril de 2015 e fevereiro de 2018; e membro do Conselho da República, entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2021. Jorge Bastos presidiu a empresa de Planejamento e Logística (EPL) entre 2018 e 2019.
Bacharel em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Projetos, Gestão de Negócios e especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Transportes, pelo Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília.
Sua experiência profissional registra atividades tanto no setor público como na iniciativa privada, com destaque para atuações bem sucedidas nos seguintes postos e instituições: Ouro Preto Consultoria, como consultor-sênior, onde atuou na área administrativa; associação Salgado de Oliveira, exercendo o cargo de assessor da presidência, responsável pela implantação dos campi de Juiz de Fora e de Belo Horizonte, em Minas Gerais; e de Salvador, na Bahia; Universidade Salgado de Oliveira, como diretor, responsável pela implantação dos campi de Brasília (DF); Senado Federal, como assessor técnico do gabinete do senador Wellington Salgado e do gabinete do senador Hélio Costa; Foi diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, entre setembro de 2010 e abril de 2015; diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, entre abril de 2015 e fevereiro de 2018; e membro do Conselho da República, entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2021. Jorge Bastos presidiu a empresa de Planejamento e Logística (EPL) entre 2018 e 2019.
Luciano Lourenço
Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Uberlândia,
detentor de 3 pós-graduação em nível de especialização nas áreas de gestão
e transportes; e, atualmente em fase final de conclusão de mestrado em
planejamento de transportes pela Universidade de Brasília.
Servidor público federal, desde 2006, atualmente na carreira Analista de
Infraestrutura do atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços
Públicos.
Atual Diretor efetivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres, já
ocupou diversos cargos no Poder Executivo Federal. Junto à ANTT já foi
Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros e
Gerente de Engenharia e Meio Ambiente de Rodovias na ANTT. Também já
ocupou o cargo de Diretor de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais e
Coordenador Geral de Projetos e Acompanhamento de Rodovias no antigo
Ministério da Infraestrutura. E, desenvolveu atividades técnicas em
projetos e obras de grande vulto, tanto rodoviárias, quanto ferroviárias,
junto ao DNIT e EPL (atual Infra S/A).
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Uberlândia,
detentor de 3 pós-graduação em nível de especialização nas áreas de gestão
e transportes; e, atualmente em fase final de conclusão de mestrado em
planejamento de transportes pela Universidade de Brasília.
Servidor público federal, desde 2006, atualmente na carreira Analista de
Infraestrutura do atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços
Públicos.
Atual Diretor efetivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres, já
ocupou diversos cargos no Poder Executivo Federal. Junto à ANTT já foi
Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros e
Gerente de Engenharia e Meio Ambiente de Rodovias na ANTT. Também já
ocupou o cargo de Diretor de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais e
Coordenador Geral de Projetos e Acompanhamento de Rodovias no antigo
Ministério da Infraestrutura. E, desenvolveu atividades técnicas em
projetos e obras de grande vulto, tanto rodoviárias, quanto ferroviárias,
junto ao DNIT e EPL (atual Infra S/A).
Raquel Carneiro
Diretora Econômico-financeiro na Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
Engenheira Civil e mestre em Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Diretora de Econômico-Financeiro da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), empresa estatal responsável pela estruturação de novos projetos de concessões e PPPs e pelo fornecimento de garantias para projetos de PPPs para o Governo do Estado de São Paulo. Já trabalhou coordenando projetos de concessões rodoviárias para o Governo Federal na Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Infra S.A, e na Diretoria de Operações da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).
Engenheira Civil e mestre em Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Diretora de Econômico-Financeiro da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), empresa estatal responsável pela estruturação de novos projetos de concessões e PPPs e pelo fornecimento de garantias para projetos de PPPs para o Governo do Estado de São Paulo. Já trabalhou coordenando projetos de concessões rodoviárias para o Governo Federal na Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Infra S.A, e na Diretoria de Operações da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).
Isadora Cohen
Sócia fundadora da ICO Consultoria, vice-presidente do InfraWomen Brazil e fundadora do Infracast.
Foi Secretária Executiva de Transportes Metropolitanos de São Paulo (2022-2023), Secretária Executiva do Programa de Desestatização e responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo (2015-2019). É Diretora da Divisão de Logística e Transportes e Diretora do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Presidente (2019-2022) e atual vice-presidente do InfraWomen Brazil, além de fundadora do Infracast e consultora do BID e da ONU para projetos diversos.
Foi Secretária Executiva de Transportes Metropolitanos de São Paulo (2022-2023), Secretária Executiva do Programa de Desestatização e responsável pela Unidade de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo (2015-2019). É Diretora da Divisão de Logística e Transportes e Diretora do Departamento Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Presidente (2019-2022) e atual vice-presidente do InfraWomen Brazil, além de fundadora do Infracast e consultora do BID e da ONU para projetos diversos.
Ewerton Henriques
Diretor de Infraestrutura Concessões e PPPs do Banco Fator.
Graduado Economia e Mestre em Economia Política e professor da PUC-SP
• Diretor de Infraestrutura Concessões e PPPs do Banco Fator
• Professor do curso de MBA em PPP da London School of Economics
• Professor do curso de Modelagem Econômico-Financeira em Concessões e PPPs da FIPE/USP
• Professor do curso de PPP da PUC-MG
• Professor convidado de Tribunais de Contas, Agências Reguladoras, Secretárias de Parcerias e Concessionárias Públicas e Privadas
• Parecerista e autor de artigos sobre PPPs e Concessões
• Responsável pela estruturação de mais de 120 projetos totalizando mais de R$ 450 bilhões.
Graduado Economia e Mestre em Economia Política e professor da PUC-SP
• Diretor de Infraestrutura Concessões e PPPs do Banco Fator
• Professor do curso de MBA em PPP da London School of Economics
• Professor do curso de Modelagem Econômico-Financeira em Concessões e PPPs da FIPE/USP
• Professor do curso de PPP da PUC-MG
• Professor convidado de Tribunais de Contas, Agências Reguladoras, Secretárias de Parcerias e Concessionárias Públicas e Privadas
• Parecerista e autor de artigos sobre PPPs e Concessões
• Responsável pela estruturação de mais de 120 projetos totalizando mais de R$ 450 bilhões.
Guilherme Sampaio
Diretor Geral Substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
Advogado
Especialista em Gestão Jurídica e de Contencioso pelo Instituto
Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC - MG
Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral - FDC
Mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo Instituto
Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento - IDP.
Advogado
Especialista em Gestão Jurídica e de Contencioso pelo Instituto
Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC - MG
Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral - FDC
Mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento pelo Instituto
Brasileiro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento - IDP.
Charles Schramm
Gerente Executivo na FGV Projetos.
Profissional com 30 anos de experiência desenvolvida nas áreas de Comércio Exterior, Relações Governamentais, Operações Financeiras Estruturadas, Planejamento, Desenvolvimento Estratégico, Gestão de Processos e Projetos de Infraestrutura, formado em Administração de Empresas pela PUC-SP (Brasil), mestrando em Gestão e Políticas Públicas, na FGV EAESP. Em Londres, cursou Desenvolvimento Econômico Local, na LSE.
Atua também como Diretor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura – IBEJI.
Forte atuação na área de gestão pública e desenvolvimento de projetos com foco em infraestrutura promovendo soluções e construindo parcerias, realizando interface entre os setores público e privado para um melhor resultado na execução dos projetos.
Sólida experiência no desenvolvimento de Concessões e Parcerias Público Privadas, na condução de mudanças inovadoras, junto a órgãos públicos e empresas privadas no desenvolvimento e estruturação de estratégias para implantação de novos modelos e processos de negócios. Busca garantir a implementação de estratégias de crescimento utilizando processos de negócios, atuando no desenvolvimento estratégico, governança corporativa e revisão de processos.
Profissional com 30 anos de experiência desenvolvida nas áreas de Comércio Exterior, Relações Governamentais, Operações Financeiras Estruturadas, Planejamento, Desenvolvimento Estratégico, Gestão de Processos e Projetos de Infraestrutura, formado em Administração de Empresas pela PUC-SP (Brasil), mestrando em Gestão e Políticas Públicas, na FGV EAESP. Em Londres, cursou Desenvolvimento Econômico Local, na LSE.
Atua também como Diretor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura – IBEJI.
Forte atuação na área de gestão pública e desenvolvimento de projetos com foco em infraestrutura promovendo soluções e construindo parcerias, realizando interface entre os setores público e privado para um melhor resultado na execução dos projetos.
Sólida experiência no desenvolvimento de Concessões e Parcerias Público Privadas, na condução de mudanças inovadoras, junto a órgãos públicos e empresas privadas no desenvolvimento e estruturação de estratégias para implantação de novos modelos e processos de negócios. Busca garantir a implementação de estratégias de crescimento utilizando processos de negócios, atuando no desenvolvimento estratégico, governança corporativa e revisão de processos.
Felipe Queiroz
Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
É servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, possui cerca de 16 anos de experiência na Administração Pública Federal, tendo passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , pelo Ministério do Planejamento (MPOG), Ministério dos Transportes (MT) e Ministério da Infraestrutura (MINFRA).
Foi Secretário Nacional de Transportes Terrestres e Secretário Executivo Adjunto do MINFRA, tendo sido ainda Chefe de Gabinete e Assessor na Secretaria Executiva nessa Pasta. No MT, foi Chefe da Divisão de Geoinformações e Coordenador-Geral de Informações.
No IBGE, chefiou agências e coordenou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Censo Agropecuário de 2006. No DNIT, atuou na implantação do setor de geotecnologias aplicadas - DNITGeo, bem como participou de estudos e estruturação de diversos projetos estratégicos.
Destaca-se ainda a atuação como Presidente do Conselho de Administração da INFRA SA, Conselheiro de Administração do Aeroporto Internacional do Galeão (Rio Galeão), Presidente do Conselho Fiscal da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Conselheiro Fiscal na Companhia Docas do Maranhão (CODOMAR), Conselheiro Fiscal Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), bem como Conselheiro Fiscal na BH Airport (Aeroporto de Confins).
É Mestre em Economia na Escola de Economia e Finanças da Fundação da Getúlio Vargas (EPGE/FGV), Especialista em Gestão Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e Geógrafo, formado pela Universidade de Brasília (UnB).
É servidor público da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, possui cerca de 16 anos de experiência na Administração Pública Federal, tendo passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) , pelo Ministério do Planejamento (MPOG), Ministério dos Transportes (MT) e Ministério da Infraestrutura (MINFRA).
Foi Secretário Nacional de Transportes Terrestres e Secretário Executivo Adjunto do MINFRA, tendo sido ainda Chefe de Gabinete e Assessor na Secretaria Executiva nessa Pasta. No MT, foi Chefe da Divisão de Geoinformações e Coordenador-Geral de Informações.
No IBGE, chefiou agências e coordenou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e o Censo Agropecuário de 2006. No DNIT, atuou na implantação do setor de geotecnologias aplicadas - DNITGeo, bem como participou de estudos e estruturação de diversos projetos estratégicos.
Destaca-se ainda a atuação como Presidente do Conselho de Administração da INFRA SA, Conselheiro de Administração do Aeroporto Internacional do Galeão (Rio Galeão), Presidente do Conselho Fiscal da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Conselheiro Fiscal na Companhia Docas do Maranhão (CODOMAR), Conselheiro Fiscal Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), bem como Conselheiro Fiscal na BH Airport (Aeroporto de Confins).
É Mestre em Economia na Escola de Economia e Finanças da Fundação da Getúlio Vargas (EPGE/FGV), Especialista em Gestão Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e Geógrafo, formado pela Universidade de Brasília (UnB).
Lucas Asfor
Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.
Doutorando em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (FDUL), onde foi aprovado após defesa de dissertação intitulada de “Autonomia normativa das agências reguladoras frente aos princípios da separação de poderes e da inafastabilidade do Poder Judiciário”. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade de Lisboa (FDUL). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor de artigos em revistas e capítulos de livros na área jurídica. Advogado licenciado. Ex-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) - 2022/2023. Foi Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) - 2012/2020. Exerceu cargos de assessoramento jurídico e técnico na Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza/CE (SETFOR) e no extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE).
Doutorando em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa (FDUL), onde foi aprovado após defesa de dissertação intitulada de “Autonomia normativa das agências reguladoras frente aos princípios da separação de poderes e da inafastabilidade do Poder Judiciário”. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade de Lisboa (FDUL). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Autor de artigos em revistas e capítulos de livros na área jurídica. Advogado licenciado. Ex-Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) - 2022/2023. Foi Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) - 2012/2020. Exerceu cargos de assessoramento jurídico e técnico na Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza/CE (SETFOR) e no extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE).
Eduardo Augusto Alckmin Jacob
Diretor Jurídico no Grupo EcoRodovias.
Representa um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil. Relator do Tribunal de Ética Deontológico - TED I da OAB/SP. Especialista em Contratos pelo instituo Internacional de Ciências Sociais- IICS e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP.
Representa um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil. Relator do Tribunal de Ética Deontológico - TED I da OAB/SP. Especialista em Contratos pelo instituo Internacional de Ciências Sociais- IICS e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP.
Carlos Nascimento
Professor Honorário Associado da University College London (UCL) e Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões da FESPSP.
É Professor Honorário Associado da University College London (UCL) junto ao Department of Planning Unit (DPU), sendo também responsável pelos programas de treinamento, educação executiva customizada e consultorias da UCL/DPU junto aos governos, empresas, terceiro setor e multilaterais no Brasil. É coordenador geral do MBA PPP e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Sócio da PPP Connect, empresa responsável pela certificação internacional Infrastructure Business Cases (Modelo de Cinco Dimensões) da APMG International.
É bacharel em Administração Pública pela FGV/SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi secretário do Trabalho na Prefeitura de São Paulo e diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo.
É consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs.
É Professor Honorário Associado da University College London (UCL) junto ao Department of Planning Unit (DPU), sendo também responsável pelos programas de treinamento, educação executiva customizada e consultorias da UCL/DPU junto aos governos, empresas, terceiro setor e multilaterais no Brasil. É coordenador geral do MBA PPP e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Sócio da PPP Connect, empresa responsável pela certificação internacional Infrastructure Business Cases (Modelo de Cinco Dimensões) da APMG International.
É bacharel em Administração Pública pela FGV/SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi secretário do Trabalho na Prefeitura de São Paulo e diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo.
É consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs.
George Santoro
Secretário-executivo do Ministério dos Transportes.
O secretário-executivo também é professor, mestre em contabilidade e administração pela Fucape Business School, com especializações em economia empresarial pela Universidade Candido Mendes; em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; e em direito, trabalho e previdência pela Universidade Candido Mendes.
O secretário-executivo também é professor, mestre em contabilidade e administração pela Fucape Business School, com especializações em economia empresarial pela Universidade Candido Mendes; em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas; e em direito, trabalho e previdência pela Universidade Candido Mendes.
Renata Dantas
Investment Officer da IFC.
Mestre, Investment Officer da IFC, do Grupo Banco Mundial. Foi Diretora Geral da ARTESP.
Advogada, é Investment Officer na Unidade de PPP da International Finance Corporation-IFC, do Grupo Banco Mundial.
Foi Diretora Geral (2019-20) e Diretora de Assuntos Institucionais (2016-2020) da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo - ARTESP. Ao longo dos quase 10 anos em que esteve na ARTESP, liderou equipes multidisciplinares na estruturação e licitação de Parcerias Público-Privadas no setor de transportes. Enquanto Diretora, foi responsável pela regulação e fiscalização de contratos de concessão de rodovias, aeroportos regionais e transporte coletivo do Estado de São Paulo.
É Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP, Especialista em Direito Econômico e Regulatório pela FGV/SP, completou o IFC Training on Public-Private Partnership in Infrastructure Program, da John F. Kennedy School of Government, na Harvard University. É autora de artigos em revistas e livros do setor de Infraestrutura e Parcerias Público Privadas.
Mestre, Investment Officer da IFC, do Grupo Banco Mundial. Foi Diretora Geral da ARTESP.
Advogada, é Investment Officer na Unidade de PPP da International Finance Corporation-IFC, do Grupo Banco Mundial.
Foi Diretora Geral (2019-20) e Diretora de Assuntos Institucionais (2016-2020) da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo - ARTESP. Ao longo dos quase 10 anos em que esteve na ARTESP, liderou equipes multidisciplinares na estruturação e licitação de Parcerias Público-Privadas no setor de transportes. Enquanto Diretora, foi responsável pela regulação e fiscalização de contratos de concessão de rodovias, aeroportos regionais e transporte coletivo do Estado de São Paulo.
É Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP, Especialista em Direito Econômico e Regulatório pela FGV/SP, completou o IFC Training on Public-Private Partnership in Infrastructure Program, da John F. Kennedy School of Government, na Harvard University. É autora de artigos em revistas e livros do setor de Infraestrutura e Parcerias Público Privadas.
Rafael Benini
Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.
Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo, trabalhou na ARTESP de 2013 a 2019, sendo diretor de Controle Econômico de 2015 a 2019, e na Empresa de Planejamento de Logística (EPL) como diretor de Planejamento de 2019 a 2022.
Foi responsável pela estruturação de mais de 10 concessões de rodovias, entre elas Tamoios e Dutra em São Paulo; de mais de 30 arrendamentos portuários, entre eles os terminais de celulose, combustíveis, grãos, fertilizantes e contêineres do Porto de Santos; de 5 aeroportos regionais, como Campinas-Amarais, Jundiai, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba; além da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), na Bahia, e um dos responsáveis pelo Plano Nacional de Logística 2035.
Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo, trabalhou na ARTESP de 2013 a 2019, sendo diretor de Controle Econômico de 2015 a 2019, e na Empresa de Planejamento de Logística (EPL) como diretor de Planejamento de 2019 a 2022.
Foi responsável pela estruturação de mais de 10 concessões de rodovias, entre elas Tamoios e Dutra em São Paulo; de mais de 30 arrendamentos portuários, entre eles os terminais de celulose, combustíveis, grãos, fertilizantes e contêineres do Porto de Santos; de 5 aeroportos regionais, como Campinas-Amarais, Jundiai, Bragança Paulista, Itanhaém e Ubatuba; além da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), na Bahia, e um dos responsáveis pelo Plano Nacional de Logística 2035.
André Isper Barnabé
Secretário Executivo de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo.
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. Atualmente, está Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, pasta responsável por novos projetos no âmbito dos Programas Estaduais de PPP e Desestatização. Também atua como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das PPPs e concessões do sistema metroferroviário paulista. André foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Assessor Chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP e Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados. Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP, Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP e Graduação em Direito pela PUC/SP.
Advogado com experiência em projetos de infraestrutura, direito público e regulação. Atualmente, está Secretário Executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, pasta responsável por novos projetos no âmbito dos Programas Estaduais de PPP e Desestatização. Também atua como Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), entidade responsável pela fiscalização das PPPs e concessões do sistema metroferroviário paulista. André foi Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, Assessor Chefe da Diretoria de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística – EPL, Superintendente de Regulação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP e Advogado Associado na Queiroz, Maluf Advogados. Possui Mestrado em Direito do Estado pela FDUSP, Especialização em Direito Econômico pela FGV Direito SP e Graduação em Direito pela PUC/SP.
Carlos Rafael Menin Simões
Secretário de Controle Externo de Infraestrutura do TCU.
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2009. Engenheiro Civil. Especialista em Gestão e Controle da Regulação em Infraestrutura e em Finanças Públicas com ênfase em orçamento público. Atualmente exerce a função de Secretário de Controle Externo de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União.
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 2009. Engenheiro Civil. Especialista em Gestão e Controle da Regulação em Infraestrutura e em Finanças Públicas com ênfase em orçamento público. Atualmente exerce a função de Secretário de Controle Externo de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União.
Caio Albuquerque
Secretário Adjunto de Logística e Concessões de Mato Grosso, Mestre em Direito e Desenvolvimento Sustentável.
Certificado em Concessões e PPPs pela APMG International CP3P (F, P, E), autor de obras jurídicas, Procurador do Estado de Mato Grosso e advogado.
Certificado em Concessões e PPPs pela APMG International CP3P (F, P, E), autor de obras jurídicas, Procurador do Estado de Mato Grosso e advogado.
André Dabus
Diretor de Infraestrutura e Construção - Marsh Brasil.
Diretor de Infraestrutura e Construção da Marsh Corretora de Seguros com atuação no desenvolvimento e implantação de programas de gestão de riscos, seguros e garantias pra os segmentos de Infraestrutura (Engenharia, Concessões e PPPs), Energia (Geração, Transmissão e Distribuição).
Corretor de Seguros habilitado pela SUSEP;
Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUCSP);
Pós-Graduado em Direito da Infraestrutura pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV LAw);
Certificação Internacional CP3P-F (APMG International);
Certificação Internacional "Business Case Development for Infrastructure Projects: International Guidance - F ( UK Global Infrastructure Program);
MBA Executivo em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral;
Professor do MBA em Infraestrutura, Concessões PPPs da PUC MG
Professor do MBA de PPPs e Concessões da UCLFESP;
Coordenador e Professor do Curso de Seguros e Garantias para Infraestrutura na ABDIB (Associação Brasileira de Infraestrutura e Industria de Base);
Membro do Conselho Consultivo da ABDIB - Associação Brasileira de Infraestrutura e Industria de Base;
Membro do Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP –COINFRA;
Vice Coordenador do Comitê de Financiamento, Riscos e Garantias da ABDIB;
Membro do IBIDiC - Instituto Brasileiro de Direito da Construção;
Membro da AIDA - Associação Internacional de Direito de Seguros;
Membro INFRA BRASIL 2038.
Diretor de Infraestrutura e Construção da Marsh Corretora de Seguros com atuação no desenvolvimento e implantação de programas de gestão de riscos, seguros e garantias pra os segmentos de Infraestrutura (Engenharia, Concessões e PPPs), Energia (Geração, Transmissão e Distribuição).
Corretor de Seguros habilitado pela SUSEP;
Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUCSP);
Pós-Graduado em Direito da Infraestrutura pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV LAw);
Certificação Internacional CP3P-F (APMG International);
Certificação Internacional "Business Case Development for Infrastructure Projects: International Guidance - F ( UK Global Infrastructure Program);
MBA Executivo em Gestão de Empresas pela Fundação Dom Cabral;
Professor do MBA em Infraestrutura, Concessões PPPs da PUC MG
Professor do MBA de PPPs e Concessões da UCLFESP;
Coordenador e Professor do Curso de Seguros e Garantias para Infraestrutura na ABDIB (Associação Brasileira de Infraestrutura e Industria de Base);
Membro do Conselho Consultivo da ABDIB - Associação Brasileira de Infraestrutura e Industria de Base;
Membro do Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP –COINFRA;
Vice Coordenador do Comitê de Financiamento, Riscos e Garantias da ABDIB;
Membro do IBIDiC - Instituto Brasileiro de Direito da Construção;
Membro da AIDA - Associação Internacional de Direito de Seguros;
Membro INFRA BRASIL 2038.
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